Um ano de Academia Literária DF




              Às vezes, quando olho para essa imagem, fico lembrando tudo o que fizemos para chegar até aqui. De todas as dificuldades e conquistas. Os amigos que conquistamos pelo caminho, os livros que tivemos a chance de ler, os leitores que conhecemos. Nada do que vivemos e aprendemos seria possível sem o significado por trás dessa imagem.
                Foi um grande desafio investir na divulgação apenas de nacionais.
   Quando criamos o blog da Academia Literária-DF propomos-nos um desafio: ajudar a mudar o cenário da Literatura Nacional. Porém, fazia-se necessário entender e sentir na pele as dificuldades que os autores nacionais passavam. Então fizemos uma aposta que muitos podem considerar como perigosa, até mesmo suicida para a sobrevivência de um blog literário: durante um ano inteiro só publicaríamos resenhas de livros nacionais afim de testar a viabilidade da literatura brasileira como principal assunto/produto a ser explorado e divulgado. Era uma proposta ousada e incomum pois é fato notório que a maioria dos grandes blogs que tratam de literatura são o que são hoje graças aos grandes Best Sellers, estrangeiros em sua maioria esmagadora, que tanto enchem estantes dos leitores ávidos por mais e mais leitura. Começamos, portanto, nossa caminhada na contramão de uma fórmula garantida de visibilidade. Mas, neste caso específico, os fins justificavam os meios e o crescimento gradual da Academia provou que a Literatura Nacional, apesar de todas as dificuldades, está sim encontrando seu espaço tanto na mídia quanto no gosto do leitor. E nossa aposta ousada/perigosa/suicida se mostrou acertada e muito prazerosa. Tivemos parcerias com editoras e escritores; divulgações de obras maravilhosas; interação com autores, blogueiros e leitores; curiosidades do mercado nacional; promoções; e ainda realizamos dois eventos (Mochila Literária Etapa Brasília, em parceria com o blog Leitora Sempre; e Encontro de Fãs de Literatura Fantástica, em parceria com o blog Sempre Romântica) e o terceiro está por vir (Semana do LivroNacional Etapa Brasília, em parceria com o blog Leitora Sempre). Passamos por situações complicadas, mas sobrevivemos e completamos um ano usando essa fórmula. Não vou estender-me muito, pois a história de como esse blog foi criado se encontra aqui para qualquer um que quiser conhecê-la. A Academia Literária-DF existe!!!
   O que queríamos provar? Queríamos mostrar para leitores, autores e editoras que podemos confiar na força da Literatura Nacional. Considero que atingimos nosso objetivo. Superamos esse desafio e somos muito gratos pelo apoio que recebemos ao longo desse ano.
   Creio que não foi uma mera coincidência o blog fazer aniversário no dia do amigo. Ao longo desse primeiro ano, conhecemos pessoas maravilhosas. Alguns já considero grandes amigos. De autores a leitores que apostaram e confiaram em nosso projeto, nos ensinaram a cada dia como essa jornada literária é árdua, mas que traz recompensas incríveis para quem persiste e resiste.
              Temos muito a agradecer a todos que acompanham a Academia. Nada disso seria possível não fosse pela confiança que cada um de vocês depositou no nosso trabalho. Em especial, para o grupo da Academia Literária. Pessoal, não conseguiria sozinho, obrigado mesmo. Aos nossos autores parceiros, pela confiança em colocar suas obras aos nossos cuidados. À +Jéssica Rodrigues, do blog Leitora Sempre, por me ensinar que “eu ainda não vi nada do que é esse universo de blogs literários”. À Vivianne Fair por ter sido a primeira e mais carinhosa autora parceira da Academia. Hoje faz um ano, amiga. Sou feliz por ter te conhecido. E claro, à minha excelentíssima amada +Helkem Araujo, por ter de aguentar meus surtos e ideias mirabolantes de como fazer o blog crescer e por ser minha base, meu alicerce nessa difícil jornada que é ser um blogueiro.
             Bom, acho que é isso. No próximo dia 26 vamos comemorar no melhor estilo. Estamos preparando um evento super legal para a Semana do Livro Nacional. Mais uma vez vamos fazer barulho e mais uma vez vamos mostrar a força dos jovens talentos nacionais.

                 Aguardem por novidades, faremos uma promoção especial de aniversário. 


                 Vejo vocês no evento.
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!