Comic Con: A Experiência



Olá! Caros leitores da Academia!
Semana passada, foi realizado o maior e mais épico evento da cultura pop já feito aqui no Brasil. Estou falando da Comic Com Experience 2014, evento que reuniu milhares de pessoas amantes da cultura nerd/geek de todos os cantos do nosso país e além. Como diz o ditado: “Tudo que é bom, dura pouco”. Foram 4 dias de muitas atrações (tantas que era impossível uma pessoa conseguir ver todas).
Eu e minha querida amada resenhista aqui do blog estivemos por lá como representantes da Academia Literária DF e vamos contar a vocês um pouco do que vimos e fizemos. Grandes editoras, assim como grandes autores marcaram presença. Pudemos conversar, tirar fotos e pegar autógrafos com a maioria deles. Foi uma experiência única que com certeza levaremos para toda a vida.

A Experiência

                Quando saiu o primeiro anúncio de que teria uma Comic Con “nos moldes do que vemos lá fora”, fiquei empolgadíssimo com a ideia, mas não sabia o que poderia esperar do evento. Mesmo assim, apostei alto e comprei meus ingressos logo no primeiro lote. Esperei pacientemente até que o grande dia chegasse e quando chegou, meu deus, chegou com força.

Fila do primeiro dia do evento
                Na fila já podemos sentir o tamanho do que seria aquele evento: um mar de gente, alguns fantasiados (cosplays), outros vestindo alguma camisa ou acessório de algum anime, filme ou serie, vários com máquinas e celulares disparando flashs para todos os lados e claro, leitores por todos os lados. Enquanto esperavam os portões abrir, páginas e mais páginas eram devoradas pelos leitores que aproveitavam o tempo de ócio para adiantar leituras. E por falar em leitores, algumas grandes editoras confirmaram presença no evento. Interagimos com a maioria delas e vamos por aqui o que cada uma fez para a alegria dos leitores.

Editora Aleph

Brincando de Cosplay
                Confesso que não conhecia muito a respeito da editora. Voltei minha atenção a ela quando saiu o anúncio de um novo livro de uma das sagas de maior sucesso do mundo: Star Wars. Nota: Minha namorada é loucaaaaaaa pela saga. Foi a primeira editora que visitamos e de cara 2 coisas chamaram nossa atenção: Primeiro, para divulgar o livro, colocaram na entrada um R2-D2 em
tamanho real, uma (pasmem) cosplayer da escrava Leya, atrás deles uma pilha enorme de livros e um banner divulgando o horário da sessão de autógrafos do autor Timothy Zahn. Sim! Trouxeram o autor para o evento. Segundo, para divulgar a edição exclusiva do evento do livro Laranja Mecânica colocaram um cosplayer do Alex (personagem do livro) e você ainda poderia vestir uma roupa parecida e posar ao lado dele! Minha amiga aproveitou a chance, como vocês podem conferir na foto.
                Ação de Marketing sensacional que atraiu muitos olhares e flashs. Enfrentei uma senhora fila para conseguir o autografo do Timothy ainda no primeiro dia. Valeu a pena. Ainda levei para casa um caderninho de anotações do livro “2001: uma odisseia no espaço” e um pôster elegante de comemoração aos 30 anos da editora. Estão de parabéns pelas atrações, já sou fã da editora e tentarei com certeza ser parceiro deles.

Editora Novo Conceito

Foto do Stand da editora
                A Novo Conceito trouxe para o evento os autores Christian Figueiredo, Rafael Moreira e o nosso parceiro Renan Carvalho que recentemente assinou com a editora para ser o primeiro autor de literatura fantástica do Selo Novas Páginas. Encontramos com ele e conversamos um pouco a respeito da sua nova casa e ele prometeu muitas novidades em breve sobre suas obras. Encontramos por lá também o Carlos Roberto, sempre muito simpático e prestativo. Espero poder vê-lo em outros eventos da editora. Todos os livros estavam com descontos bons. O mais caro custava apenas 20 reais (e estamos falando de títulos recentes como Magisterium. Sai de lá com uma surpresa que eu prometo revelar em breve para os leitores.   

Editora Leya

                A atração de todos os eventos de grande porte que a editora participa e a mais procurada pelo público: O trono de ferro. Quem não queria sentir o gostinho de poder sentar no trono (mesmo que seja uma réplica) de reis da aclamada série do autor George Martin? Eu já havia registrado meu “Like a Boss” no trono de ferro da Bienal do livro do Rio no ano passado e mais uma vez eu estava lá para registrar o momento. Além disso, tivemos o lançamento de um projeto super legal chamado “Marmor”, onde o autor Marcelo Moreira lançou o livro “Alma Celta”. Mais informações aqui. Affonso Solano também marcou presença com seu livro “Espadachim de Carvão” e trouxe uma atração vinda diretamente das páginas dos livros: O Adapak! Sensação do estande da editora. A Leya ainda trouxe para o evento o estreante Enéias Tavares com sua obra “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”. A obra foi vencedora do concurso “A Fantasy quer o seu mundo”. O autor é pura simpatia e foi ao evento caracterizado com as vestimentas que são retratadas nas páginas de seus livros. Foi muito legal. Esperem novidades sobre ele em breve aqui no blog.

Da esq. para a dir.: Eu, Enéias, Cosplayer da obra, Helkem e Vader :)

Grupo Editoral Record

                Famosa por suas publicações voltadas para o publico Gamer, a editora trouxe para os fãs a aclamada escritora Christie Golden, famosa por suas adaptações dos universos de World of Warcraft, Star Trek, Star Wars e muitas outras. Destaque para o brilhante trabalho desenvolvido em "Barba Negra - O Diário Perdido" (resenha aqui) Claro que eu peguei meu autográfo (imagem acima). As series Assassin’s Creed e The Walking Dead também foram destaques no estande da editora. De lá eu sai com o mais novo título Assassin’s Creed: Unity, juntamente com um pôster do livro.

Além dos livros do W.O.W, teve espaço para o "Diário do Barba Negra"
Jambô Editora

                Poucos devem saber, mas foi por conta de um cenário de RPG chamado Tormenta que eu comecei a me interessar por livros. Os primeiros que eu li por vontade própria foram os manuais básicos do cenário (o livro de regras e o livro do jogador). A partir daí, fui consumindo muitos outros livros até chegar aos dias atuais. Então, se eu tenho a quem agradecer por eu ser um leitor assíduo, é ao cenário e aos seus criadores. Na Comic Con, depois de mais de 10 anos, finalmente conheci o trio original que criou toda a base para o cenário. Foi uma gratificação a parte poder falar com cada um deles e dizer o quanto eu agradeço por ter criado algo tão grandioso do qual eu faço parte há tantos anos (atualmente, estou jogando em uma campanha que já dura 5 anos e escrevo Fan Fics sobre o cenário). Tive também a honra de ser um dos primeiros fãs a por as mãos no primeiro jogo de computador do cenário totalmente feito no Brasil. Foi demais! O diretor do jogo, Edh Muller estava lá e passou para mim os primeiros macetes do jogo (derrotei um boss demônio da Tormeta). Sai de lá com muitos títulos que faltavam na minha coleção. Apesar de pequeno, o stand da editora foi um dos que eu mais visitei. Obrigado Jambô, por acolher esse time de feras. Por Arton!!!

Em primeira mão, o jogo "Desafio dos Deuses"
Maurício de Sousa Produções
O bom velinho

                Antes dos livros, eu já me aventurava nos gibis da Turma da Mônica. Meu personagem preferido é o Cebolinha com seus planos infalíveis para dominar a Lua (Nota: quando eu era criança, eu sempre achei que ele realmente queria dominar a LUA e não que ele trocava o R pelo L). O stand, obviamente estava vendendo produtos da Turma, mas a coisa ficou realmente “Meu Deus” quando o próprio Maurício aparecia por lá. Dezenas de seguranças, centenas de fãs e mais algumas centenas de
flashs para capturar a imagem de um dos maiores gênios da literatura brasileira. Infelizmente, não consegui uma foto ao lado dele como na Bienal do Livro, mas ao menos consegui essa foto que vocês estão vendo ai do lado. Que ele possa fazer a alegria das crianças (pequenas e grandes) por muitos anos ainda!







                Nem preciso dizer que havia muito mais atrações do que citamos aqui, mas como eu disse no começo deste post, foi impossível vermos tudo com segurança para narrarmos aqui. Fiquem ligados no nosso blog, pois trouxemos coisas interessantes de lá para os nossos leitores! Aguardem por novas aqui na Academia.
                
                Fotos, fotos e mais fotos você encontra aqui.
                Você foi na Comic Con? Conte-nos como foi sua experiência ;)

                
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Nossa, que maravilha. Você aproveitou bastante.
    Como estava o estande da Giz?
    Minha personagem favorita da turma da Mônica é a Magali hehehehehehehehhehehee

    Teve uma época que era viciada em RPG...tempos bons.
    Mas não foi o RPG que me ajudou a ser leitora, foram os castigos constantes da minha mãe e meu pai por eu ser um 'pouquinho' danadinha... hehehehhehe
    Gostaria de ter ido ao evento. Sua cobertura breve foi muito boa. abraços. :D

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!