5 provas de que você tem tempo para ler, só não quer

Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Vocês sabiam que hoje é dia do leitor? Legal não? Mas vocês sabem por que a data foi criada? Deixa-me mostrar a vocês um pouco da história:


 A data foi criada em homenagem a fundação do jornal cearense “O Povo” (batendo aquele orgulho básico de estudar jornalismo), criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
 O jornal ficou notável por combater a corrupção e divulgar fatos políticos. Em 1929, Rocha fundou o órgão literário Maracajá, que se tornou uma revista literária do movimento modernista do Ceará e acabou se tornando um suplemento do jornal. As obras de Rocha são até hoje de grande importância para a cultura da região do Ceará e claro, de todo o Brasil. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.

          Então, ler é importante, não acha? Sim, mas nem todos têm consciência disso. O brasileiro ainda lê muito pouco. O último senso dizia que o brasileiro lia em média 4-5 livros em um ano e nessa conta entram livros didáticos da escola. Conheço leitores que fazem o dobro disso em um mês! E qual o motivo para essa falta de leitura? Bom, são vários, mas um dos que eu mais escuto é a famosa “Falta de Tempo”. Você, leitor, certamente já ouviu alguém dizer coisas como “Nossa, onde você arruma tempo para ler tantos livros?” ou “Não tenho tempo para ler”.

No post de hoje, selecionamos 5 provas de que você tem tempo para ler, só não quer. Vamos conferir?



1- Brasileiro faz fila para tudo


Vai no banco resolver um problema com o cartão de crédito? Pagar uma conta? Vai no consultório? Está demorando para ser atendido? Que tal, ao invés de se estressar e xingar muito no Twitter, pegar um livro. Aposto que você nem vai ver a hora passar. Depois que você for atendido, aí sim, reclame do atraso.

2- Viaje e aproveite para viajar por outros mundos


Da minha casa para o serviço, gasto em média 50 minutos. Felizmente vou sentado, então tenho no meu dia pelo menos 1h40 minutos para colocar a leitura em dia. Não gosta de ler no ônibus? Dá enjoo? Então aproveita que você está indo viajar de avião, que tal? Ou então pense nas suas férias de verão. A praia. Enquanto você está lá sentado em sua cadeira de praia, descansando e admirando a beleza do lugar, que tal pegar um livro da mochila?

Aproveitando uma viagem que fiz para São Paulo

 3- Antes de dormir, só mais um capítulo


Que tal desligar a TV/Notebook/Celular/Tablet um pouquinho e ler mais um capítulo antes de dormir? Para alguns, o sono chega rápido (bons para os dias de insônia), para outros, o sol pode até nascer sem que você tire o olho das páginas!

4- Estômago cheio, mente cheia


Você tem duas horas de almoço, consegue comer em 30 minutos. O que fazer durante as 1h30 restantes? Leia um livro! Você está em um café esperando por algum amigo, quem sabe um crush? Que tal amenizar o friozinho na barriga na companhia de uma boa história?

5- Dias de luta, dias de ócio


Você trabalhou duro a semana toda. Tudo o que mais quer na vida é um dia de descanso. Uma boa terapia para mentes nubladas por problemas do dia-a-dia é a leitura de um bom livro. Além de destravar a mente, lhe proporciona momentos de reflexão acerca do que a obra quer passar. Você só estuda, tem ai pela frente quase dois meses de férias. O que fazer nos dias que você não tem dinheiro para sair? Larga um pouco as redes sociais (depois de ler esse post, claro) e vá ler um livro ;)
Tenha SEMPRE um livro em mãos ;)


E uma dica bônus: carregue SEMPRE um livro com você. Seja na mochila, na bolsa, na pasta, mas leve. Já deu para ter uma noção de que, se ajeitar com carinho, sobra um tempo no seu dia para ler, ao menos, só mais um capítulo, não acha?

Leia também nosso post sobre Ressaca Literária!


Você já é um leitor assíduo? Tem dicas para passar para nossos leitores? Comente! E mostre esse post para aquele seu amigo que diz que lhe falta tempo para ler ;)



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Luciano!
    Gostei demais de saber a origem do dia do leitor, nem sabia e olha que leio muito...kkkk
    Adorei todas as suas possibilidades para se fazer uma leitura e vou acrescentar mais uma... quando estamos fazendo o 2 no banheiro, dá sempre um tempinho de ler mais um capítulo...kkkkk E hoje ainda temos a opção de baixar os ebooks e ler no celular, tablet, etc pois levamos sempre para onde vamos, concorda?
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!