PÁGINAS e TELAS – Estreias cinematográficas de março

Cinema


                Olá, queridos leitores! Preparados para as estreias cinematográficas desse mês?
                Tem vários filmes interessantes! Alguns famosos, como A Bela e a Fera, e também alguns cujos livros sequer foram publicados no Brasil, caso da película alemã Eu e Kaminski. A Literatura Nacional também se faz presente na adaptação de uma obra que tem um crime como pano de fundo; e ainda através do documentário sobre um dos maiores nomes da poesia brasileira.
E então, curiosos?

***
Negação
(Denial, Mick Jackson, EUA/ Reino Unido, 2016)



Estreia: 09 de março.
Sinopse: A luta legal da escritora Deborah E. Lipstadt para provar uma verdade histórica contra David Irving, que a acusa de difamação por declarar que ele não acredita na existência do Holocausto.
Elenco: Rachel Weisz (Deborah Lipstadt); Timothy Spall (David Irving); Tom Wlikinson (Richard Rampton); Andrew Scott (Anthony Julius); Caren Pistorius (Laura Tyler); Alex Jennings (Sir Charles Gray); Harriet Walter (Vera Reich); Jack Lowden (James Libson).
Gênero: Drama, crime, biografia.
Duração: 1h 51min.

                Deborah EstherLipstadt é uma escritora e historiadora americana. Em 1994, foi indicada por Bill Clinton para a chefia do conselho do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, onde serviu por dois mandatos. É atualmente professora de Judaísmo Moderno e Estudos sobre o Holocausto na Universidade Emory, em Atlanta. O livro homônimo ao filme, que narra sua trajetória real contra David Irving (um dos mais conhecidos negacionistas do Holocausto) foi lançado no Brasil pela editora Universo dos Livros.
Veja as edições aqui.

O Crime da Gávea
(O crime da Gávea, André Warwar, Brasil, 2016)



Estreia: 09 de março.
Sinopse: Um dia, Paulo chega em casa e encontra sua esposa morta. A filha do casal, de 3 anos de idade, está ao lado do cadáver, sem nenhuma lesão. Enquanto a polícia investiga o crime, Paulo dá início à sua própria busca do culpado, entrando em uma série de suspenses e mistérios.
Elenco: Ricardo Duque (Paulo); Simone Spoladore; Roberto Birindelli; Silvio Guindane; Aline Fanju; Celso Taddei; Tessy Callado.
Gênero: Drama.
Duração: 1h 18min.

                O filme é baseado no livro homônimo  do escritor fluminense Marcílio Moraes, lançado em 2003 pela editora Sete Letras. O autor, que também é roteirista, tendo participação em inúmeras novelas da Globo, foi também responsável por roteirizar o livro, adaptando a própria obra para o cinema.
Veja as edições aqui.

A Bela e a Fera
(Beauty and the Beast, Bill Condon, Estados Unidos, 2017)



Estreia: 16 de março.
Sinopse: Versão da animação A Bela e a Fera em live action. Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.
Elenco: Emma Watson (Bela); Dan Stevens (Fera); Luke Evans (Gastão); Kevin Kline (Maurice); Josh Gad (Le Fou); Ian McKellen (Cogsworth) Emma Thompson (Mrs. Potts); Ewan McGregor (Lumiere).
Gênero: Fantasia, romance.
Duração: 2h 09min.

               A Bela e a Fera ou A Bela e o Monstro é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, tornou-se mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. A segunda versão do conto ganhou uma edição brasileira através da Editora Zahar, uma veterana quando se trata de clássicos da literatura mundial.
Veja as edições aqui.

Kaminski e Eu
(Ich und Kaminski, Wolfgang Becker, Alemanha, 2015)



Estreia: 23 de março.
Sinopse: O jovem jornalista Sebastian Zöllner está escrevendo um artigo sobre a biografia do pintor Manuel Kaminski, um artista esquecido que vive sozinho nos Alpes. Para levantar sua carreira, Zöllner tem o plano de publicar o livro, mas apenas quando Kaminski falecer, a fim de lucrar com as vendas.
Elenco: Daniel Brühl (Sebastian Zöllner); Jesper Christensen (Manuel Kaminski); Amira Casar (Miriam Kaminski); Denis Lavant (Karl-Ludwig); Jördis Triebel (Elke); Geraldine Chaplin (Therese); Jan Decleir (Holm); Lucie Aron (Jana).
Gênero: Comédia, drama.
Duração: 2h 03min.

                A película é baseada no livro homônimo de Daniel Kehlmann, consagrado escritor austríaco-alemão (ele tem dupla nacionalidade), autor de 10 obras até o momento e ganhador de vários prêmios, entre eles Heinrich von Kleist, Thoman Mann e da Fundação Konrad Adenauer. Algumas obras do autor já foram publicadas no Brasil, mas o livro Ich und Kaminski (Eu e Kaminski) ainda não possui uma edição brasileira.
Veja algumas obras do autor aqui.

Cora Coralina – Todas as Vidas
(Cora Coralina – Todas as Vidas, Renato Barbieri, Brasil, 2015)



Estreia: 30 de março.
Sinopse: Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.
Elenco: Camila Márdila; Walderez de Barros; Teresa Seiblitz; Beth Goulart; Zezé Motta.
Gênero: Biografia, documentário.
Duração: 1h 14min.

                O filme é um documentário sobre a vida e a obra da poetisa e contista  Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985). Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro, intitulado Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, publicado em junho de 1965 quando já tinha quase 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Veja as edições aqui.

Vigilante do Amanhã
(Ghost in the Shell, Rupert Sanders, Estados Unidos, 2017)



Estreia: 30 de março.
Sinopse: Num mundo pós 2029, cérebros se fundem facilmente a computadores e a tecnologia está em todos os lugares. Motoko Kusanagi, conhecida como Major, é uma ciborgue com experiência militar que comanda um esquadrão de elite especializado em combater crimes cibernéticos.
Elenco: Scarlett Johansson (Major Motoko Kusanagi); Pilou Asbæk (Batou); Michael Pitt (Kuze); Juliette Binoche (Dr. Ouelet); Takeshi Kitano (Daisuke Aramaki); Michael Wincott; Rila Fukushima; Chin Han.
Gênero: Ação, ficção científica, suspense.
Duração: indisponível.

                Ghostin the Shell é um mangá de influências cyberpunk, criado por MasamuneShirow. Rendeu uma continuação, intitulada Ghost in the Shell 2: Man/Machine Interface, que foi lançada em 2002. No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC.
Veja as edições aqui.

***
                E então, o que acharam? Não sei quanto a vocês, mas estou particularmente LOUCA pra assistir A Bela e a Fera! O filme e o livro brasileiro O Crime da Gávea também chamou muito minha atenção. Não sei se todos sabem, mas sou apaixonada por romances policiais e esse aí, com toques de drama, atiçou a pulguinha da curiosidade! Por fim, o documentário Cora Coralina – Todas as vidas também chamou minha atenção. Gostaria muito de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de tão ilustre senhora.
                Partiu cinema?

Fontes:
Skoob


Top comentarista n°1: clique para participar

Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Eu também "estou particularmente LOUCA pra assistir A Bela e a Fera".
    Se já estou completamente apaixonada por cada trailer que sai, imagina quando assistir o filme.
    Tem cara que vai ser LINDO e super apaixonante <3
    Ótimos lançamentos.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Desses o que mais quero ver é a Bela e a Fera S2 mas também estou bem curiosa por Logan que estreia hj *_*

    ResponderExcluir
  3. Helkem!
    Bem bacana os lançamentos.
    Quero assistir Cora Coralina e A Bela e a Fera.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu estou louca pela estreia de A Bela e a Fera, eu adoro essa história é uma das minha preferidas e não vejo a hora de assistir nas telinhas, simplesmente adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou super ansiosa para assistir A Bela e a Fera, acho que é unanimidade que é um dos filmes mais aguardados de 2017!! Além de ser minha princesa preferida, ainda é a Emma quem interpreta <3 só amor pelo filme!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    De todos estes títulos o que mais estou ansiosa para assistir é A Bela e a Fera. Assisti ao trailer de Vigilante do amanhã e a trama bem complexa e confusa, mas adoro a atriz protagonista, então, provavelmente, darei uma chance ao filme!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!