RESENHA – The Heart of Betrayal (Mary E. Pearson)

Mary E. Pearson
Ficha técnica:
Referência bibliográfica: PEARSON, Mary E. The Heart of Betrayal – série crônicas de amor e ódio. 1ª edição. Rio de Janeiro, DarkSide Books, 2016. Tradução Ana Death Duarte. 400 p.
Gênero: Romance, fantasia, Young Adults (YA)
Temas: aventura, mistério, guerra, romance
Categoria: Literatura Estrangeira; Literatura norte-americana
Ano de lançamento: 2015 nos Estados Unidos na América e 2016 no Brasil
Série: The Kiss of Deception (Livro 1), The Heart of Betrayal (Livro 2) e The Beauty of Darkness (Livro 3)

“As regras da razão constroem torres que vão além das copas das árvores. As regras da confiança constroem torres que alcançam além das estrelas.”
The Heart of Betrayal – Livro 2. (pág. 291)

Queridos leitores, este livro é o segundo do livro da trilogia “Crônicas de amor e ódio”, da autora Mary E. Pearson. Caso você não tenha lido o primeiro livro, recomendo que não leia esta resenha, pois ela contém spoiler.
Como vocês bem sabem, o livro “The Kiss of Deception”, volume 1, termina com a chegada da princesa Arabella Celestine Idris Jezelia (Lia) ao Reino de Venda e com a descoberta de quem é o príncipe (Rafe) e quem é o assassino (Kaden).  Admito que torci muito pelo príncipe, mas fiquei com o coração partido pelo Kaden.
O Komizar (cargo ocupado pelo líder de Venda) ficou desconfiado do motivo pelo qual o seu melhor assassino não havia cumprido sua ordem, que era matar a princesa. Sendo que a justificativa que o Kaden deu a ele era que a Lia tinha o dom – no caso dela era poder interpretar fatos do passado que nenhum livro mostrava –, e que eles poderiam usar isso para alimentar a esperança do povo vendano, que acreditavam em uma superstição contada em um livro chamado “Canções de Venda”, em que uma mulher chamada Jezelia domaria um dragão. O problema foi que ela de fato desenvolveu o dom, então, em vários momentos nem um deles sabiam quando ela dizia que estava sentido o dom ou não, afinal, para sobreviver ela usou de vários recursos.
Já o príncipe, que também se apaixonou pela Lia, foi junto com seus soldados para resgatá-la. Todavia, eles não faziam a mínima ideia de como tirá-la da cidade. Haja vista que eles eram apenas 5 pessoas contra um exército. Então, o Rafe se apresentou como um emissário do príncipe de Dalbreck que queria fazer uma aliança com o Komizar, para poderem unir forças. Com isso, ele conseguiu permanecer próximo da Lia, mas como um prisioneiro, até que o líder conseguisse confirmar a história contada pelo Rafe.
Incialmente, a população, que era tida como bárbara, não gostou muito de ter uma princesa de Morrighan e o emissário de um príncipe por lá, afinal eles abominavam tudo que se referia à reis e rainhas. Contudo, ao longo dos dias, a Lia passou a conquistar a população, e, por conta disso, um grande rebuliço acontece na história.
Obviamente, não vou contar mais coisas por aqui, apenas vou dizer que mais uma vez foi uma delícia ler essa história da Mary E. Pearson. A Lia é personagem muito forte e determinada, que luta pelo o que é correto. Não tem como você não admirá-la. Quanto ao assassino e o príncipe, você também percebe que os dois lutam sempre para manter a segurança dela. Afinal, ambos se apaixonaram pela garota.
A autora do livro é uma premiada escritora do sul da Califórnia, conhecida por seus outros sete livros juvenis — entre eles a série popular The Jenna Fox Chronicles. Mary é formada em artes pela Long Beach State University, e possui mestrado pela San Diego State University. Aventurou-se em trabalhar como artista por um tempo, até receber o maior desafio que a vida poderia lhe proporcionar: ser mãe. Adora longas caminhadas, cozinhar e viajar para novos destinos sempre que tem a oportunidade. Atualmente, é autora em tempo integral e mora em San Diego, junto com seu marido e seus dois cachorros. Para saber mais sobre a autora, clique aqui.  
O livro possui 64 capítulos, e é narrado de forma linear cronológica em primeira pessoa com capítulos intercalados, principalmente, entre o ponto de vista da Lia, do Rafe e do Kaden. Em alguns capítulos também temos a Pauline narrando, amiga da Lia que volta para Morrighan para pedir ajuda aos pais dela. O único ponto negativo do livro é que no início você demora um pouco para engrenar na história, pois, no meu caso, eu havia lido esse livro no ano passado. Então, já havia me esquecido de alguns personagens secundários, e, por conta disso, eu levei um tempinho para me habituar na história novamente.
Dentro do livro foi disponibilizado um mapa dos reinos, para que os leitores possam se situar sobre a localização deles. A boa notícia é que o desfecho de livro, The Beauty of Darkness (A beleza da escuridão, tradução livre), já foi lançada aqui no Brasil. Então, em breve, posto a resenha dele aqui.
The Heart of Betrayal

Bibliografia de Mary E. Pearson (ordem cronológica):

Livros:
  • The Kiss of Deception - DarkSide Books (2016)
  • The Heart of Betrayal – DarkSide Books (2016)
  • The Beauty of Darkness – DarkSide Books (2017)

Top Comentarista nº3: Clique para participar
Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu finalizei a trilogia, e posso dizer que este foi o meu livro favorito dos três. Eu amei toda a cultura de Venda que foi apresentada, junto com o tapa na cara que a Lia levou depois de conhecer as pessoas que ela chamava de "barbaros". Me irritei em muitas partes do livro também, principalmente com o Komizar e quis matar ele hahaha
    Enfim, eu adorei esta trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gabi!
    Ganhei os dois livros dessa coleção e aguardo com ansiedade a chegada, porque todos dizem que é fabuloso, inclusive você.
    E bom ver que nesse exemplar as coisas acontecem como esperado, mesmo com o triângulo amoroso, que não é algo que me agrade muito em livros, mas depende do contexto e por isso mesmo quero ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Confesso que li a resenha só por cima para não pegar muito spoiler.
    Quero muito ler a trilogia mas para isso tenho que comprar os livros e no momento não está dando rsrs.

    Mas assim que tiver uma oportunidade vou ler com certeza! !
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, quando li o primeiro livro dessa trilogia fiquei super animada pois amei tudo e assim que esse saiu e consegui lê-lo logo também fiquei bem feliz, mas a narrativa fluiu diferente comigo, ficou mais lenta e assim apesar de ter gostado desse segundo não amei, mas quero ler o terceiro que ainda não consegui e ver como conclui essa história. Boa resenha e as edições da Darkside são lindas demais <3

    ResponderExcluir
  5. Quero muito poder ler essa trilogia, pena que são um pouco carinhos. Infelizmente não pude ler a resenha, pois como disse no início, ela contém spoilers e com esses livros, quero me surpreender o máximo possível, tanto que até hoje não li nenhuma resenha deles, mas eles parecem ser realmente ótimos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Apesar de não gostar de YA, essa é uma trilogia que eu tenho interesse em ler. A Darkside, com sempre, fez um trabalho maravilhoso com esses livros e eles estão lindos! Bom saber que você achou o início difícil pra se reacostumar. Quando eu for ler pego logo os três, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabi!!
    Gostei muito do primeiro livro da trilogia e não vejo a hora de continuar a leitura nesse segundo livro. Sem dúvida, quero saber o que vai acontecer com a Lia e o Rafe nesse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi,
    Agora que ingressei no mundo de As Crônicas de Amor e Ódio com a leitura do primeiro volume minha ansiedade para concluir esta história só aumenta. O que me chamou atenção para começar a ler esta trilogia, além de todos os comentários e a repercussão do mesmo, foi a forma que a autora escolheu para contar a história, mas a partir do momento que o mistério se revela, meu medo é de a história perdesse seu encanto. Todos os personagens apresentados pela autora me cativaram e a ambientação é bem desenvolvida. Não sou muito fã de triângulos amorosos, mas a relação de Lia com Kaden e Rafe é diferente, pois seus propósitos vão além de viver um romance. Estou curiosa para conhecer melhor Venda e o Komizar, sinto que alguns mistérios irão surgir a partir daí, o que só aumenta minha vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!