4 curiosidades sobre a Academia Literária



Olá, queridos leitores! Estamos na semana especial do blog! Daqui a dois dias comemoramos os 4 anos da Academia! E estamos muito felizes por poder compartilhar esse momento de alegria com vocês. E hoje contaremos a vocês uma curiosidade para cada ano do nosso blog! Vamos lá?


1- O desafio dos nacionais


Vocês sabiam que no primeiro ano de vida do blog nos propomos ao desafio de ler e resenhar durante esse período apenas livros nacionais? O foco principal do nosso blog sempre foi o apoio a nacionais e queríamos com esse desafio conhecer as dificuldades que os autores enfrentam no dia a dia. A experiência nos rendeu muitas parcerias, alguns amigos e livros fantásticos que talvez não teríamos conhecido se não tivéssemos  “nos forçado” a isso. Hoje em dia, continuamos o apoio aos nacionais, mas com políticas totalmente diferentes daquele tempo. Foi um bom aprendizado, mas como tudo na vida, mudamos nossa forma de trabalhar com literatura. Inclusive, para manter o blog, trabalhamos com Mídia Kit. Se você é autor e ficou interessado, entre em contato pelo nosso email ;)



2- A primeira parceira do blog virou amiga pessoal dos fundadores do blog


Uma das coisas mais legais de se ter um blog literário é o contato que podemos fazer com as pessoas. Não só network, mas também amizades para a vida. Criamos laços de amizade com algumas pessoas que talvez não teríamos conhecido não fosse o projeto que criamos. A autora Vivianne Fair, conhecida por chefa pelos subordinados, e Vivi pelos íntimos é uma dessas pessoas. A autora foi a primeira a apostar no nosso projeto que estava engatinhando e hoje somos não só parceiros, mas amigos. Vários livros dela foram resenhados aqui no blog. Além de outras postagens a seu respeito. Ficaram curiosos? Clica aqui.

Da esquerda para a direita: Eu, Vivi e Helkem


3- Temos uma aba especial para você publicar seus contos


Você é contista e gostaria que nossos leitores lessem seu texto? A Academia tem uma coluna de divulgação de contos! Ela já foi muito ativa nos anos anteriores, mas infelizmente, por questões de tempo e outros trabalhos, não divulgamos muito. Mas fica a dica para quem quer ver seu texto divulgado aqui no blog! Para mais informações acesse o link.


4- O primeiro evento oficial do blog contou com 16 autores


Isso mesmo! Ainda no nosso primeiro ano de existência, a Academia Literária DF, em parceria com a Jéssica do Leitora Sempre promoveu um evento chamado Mochila Literária que tinha a proposta de convidar autores de várias regiões (inclusive no DF) para bater um papo sobre literatura. Foi uma LOUCURA organizar esse evento. Se vocês acham que organizar um evento de lançamento de um autor é difícil, imagina criar um com 16. Entre os autores tivemos nomes como Maurício Gomyde, Samanta Holtz, Felipe Colbert, Karen Soarele, Ricardo Valvert, Marcos Linhares, entre outros.
Muita gente legal reunida nessa foto. 

O que acharam, leitores? Já sabiam de alguma dessas curiosidades? Vocês acompanham o blog a quanto tempo? Vamos conversar nos comentários!


Top Comentarista nº9: Clique para participar

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Amei conhecer um pouco mais sobre a estória do blog, o acompanho já faz algum tempo, porém ainda não sabia destes momentos que marcaram a trajetória de vocês. Principalmente que o ponto central era divulgar resenhas nacional, pode ter certeza que este foi um projeto incrível, hoje amo muito os autores Brasileiros por causa deste incentivo. Amo participar de eventos literários, e esta iniciativa de vocês deve ter feito muitos leitores feliz.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. 4 anos é bastante coisa hein? Uma história e tanto. Que venham muitos mais aninhos pela frente.
    Achei super bacana esse desafio de livros nacionais, temos tantas coisas boas por aqui que merecem ser apreciadas e divulgadas mesmo.
    É tão bom quando uma parceira acaba se tornando parte das nossas vidas né?
    E o que falar desse primeiro evento? Sucesso total, só autores bons, parabéns haha
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Muita coisa para contar nesses 4 anos!
    Adorei saber mais sobre o blog! Espero que cresçam mais!

    ResponderExcluir
  4. Que linda postagem! É tão legal conhecer um pouquinho dos bastidores hahahaha. Desejo muito sucesso para o blog e que venham mais eventos lindos e muitos aniversários!!!

    ResponderExcluir
  5. Luciano!
    Não sabia não dessas curiosidades do blog e fiquei bem feliz em ver que apoiam os escritores nacionais, procuro fazer isso no blog.
    A Vivi é uma querida, né? Acompanho o blog dela e amo as tirinhas.
    Que bacana esse primeiro evento com tantos autores nacionais, deve ter sifdo fantástico.
    SAbia que tinha essa coluna dos contos, mas achei que era apenas para os colaboradores do blog, legal a inciativa.
    Uma semana esplendorosa!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo ♥
    Sabia da Vivianne Fair pq já tinham comentado sobre isso nas redes sociais e a autora tá sempre presente aqui no blog através de posts.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luciano!
    Quantas curiosidades sobre o blog!! Amei descobrir todas!! Adoro o blog e acho que acompanho o blog a uns seis meses!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano, gostei de conhecer um pouco mais do blog, comecei a acompanhar vocês esse mês e tenho curtido muito as resenhas e as postagens. Achei bem legal o apoio aos autores nacionais, é importante estarmos divulgando e apoiando pois há muitos autores bons que ainda não despontaram e merecem ter visibilidade. Sobre o evento só posso imaginar o quanto tenha sido trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante realizar algo tão grande em tão pouco tempo de existência e assim só posso deixar meus parabéns, pelo evento realizado e pelos anos de existência, que venham muitos outros anos de sucesso pra vocês ;)

    ResponderExcluir
  9. Vocês tem um foco muito legal em livros nacionais e na literatura daqui em geral. Acho isso bem diferente no blog. É um dos únicos que vejo fazendo isso, dando tanto espaço pra literatura daqui, as coisas mais novas que estão lançando e etc. Já tem uma história e tanto fazendo isso.
    E nossa, organizar eventos deve ser um auê, mas com tantos autores como esse foi? Eita desafio!
    Que muitos outros do tipo ainda possam vir aí pela frente ^^
    Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei saber mais sobre alguns feitos do blog. Achei interessante que só livros nacionais foram resenhados no primeiro ano, pois nossa literatura não é muito popular e isso contribuiu para que soubéssemos um pouco mais sobre ela. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia de nenhuma dessas curiosidades, bem legal! Parabéns pelos 04 anos! Sucesso e que venham muitos outros pela frente!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de conhecer essas curiosidades e parabens a vocês pelo apoio aos escritores nacionais.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não sabia de nenhuma dessas curiosidades, e amei conhecer um pouco mais do blog. Eu estou com bastante vontade de ler algo da Vivianne Fair, e que legal que ela se tornou amiga de vocês. Esse evento que teve deve ter sido muito legal, eu espero ter oportunidade de participar também algum dia. Eu sigo o blog a uns 2 anos mais ou menos, e adoro o blog *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    Uau, logo no primeiro evento reuniram tantos nomes consagrados da literatura nacional atual, muuuuuito incrível!
    O mundo literário nos proporciona grandes amizades, isso é certo.
    Quanto mais divulgação dos nossos autores, melhor! Parabéns pelos projetos.
    Adorei as curiosidades.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Que legal esse desafio dos nacionais, vocês realmente devem ter conhecido livros incríveis. Achei muito legal a primeira parceria de vocês ter se tornado uma amiga, e tenho bastante vontade de ler aquela trilogia da Vivianne Fair. Não sabia dessa aba especial para contos, muito bacana essa iniciativa. Nossa, esse primeiro evento deve ter sido perfeito, eu ia amar participar de um também =D
    Não conhecia essas curiosidades e parabéns pelos 4 anos do blog!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer um pouquinho mais do blog, e como estou chegando agora, obviamente não sabia de nada disso. Gostei que vocês abriram bastante as portas para o nacional, e sim, é algo necessário, e digo isto por que até eu ás vezes passo reto quando vejo que é um nacional sabe, mas estou aprendendo a reparar mais e descobri autores que foram p/ o meu top de leituras, como a Nana Pauvolih, que arrasa nos eróticos, e Lucy Vargas, que dá um show nos romances históricos, não deixando nada a dever a escritoras de fora, fico impressionada...enfim, mas de todos os fatos, o que mais me chamou a atenção foi vocês organizarem esse evento com tantos autores já no 1° ano de blog :o Realmente isso demonstra a ousadia e empenho de vocês desde o início.

    Parabéns pelas conquistas, abraços.

    ResponderExcluir
  17. Uau, gostei das curiosidades, conheci o blog faz pouco tempo e estou amando conhecer mais sobre ele. Acho legal valorizar a literatura brasileira, ouve um tempo em que eu tinha um certo preconceito, mas hoje a minha escritora favorita é brasileira.
    Eu tambem sou blogueira, mas sou novinha ainda no ramo, um dia quero chegar a conhecer um escritor, editoras entre outros.
    Parabéns a blog.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá ;)
    Conheço o blog há pouco tempo, mas já adoro! Então é um prazer conhecer mais dele e das pessoas por trás dele.
    Achei bem interessante isso de ler e resenhar apenas nacionais nesse começo, também acho que é nosso dever incentivar os autores nacionais, então parabéns para vocês por essa iniciativa!
    E que legal essa coluna de divulgação de contos, adorei demais a ideia!!!
    E que sucesso esse primeiro evento, deve ter sido demais para quem foi!
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!